A Alimentação na saúde do Homem
Por Paola Castro Almeida
Você já ouviu falar na Síndrome do Superman?
Podemos identificá-la naqueles homens que não acham tempo para cuidar da sua saúde, que não visitam um médico a tempos, que não cuidam da alimentação e não conseguem se dedicar rotineiramente a uma atividade física. Esses homens normalmente tem uma grande carga mental, por assumir muitas responsabilidades no trabalho, o que vem acompanhado de estresse e suas consequências.
A boa noticia é que esse perfil de homens tem reduzido nos últimos anos. A campanha Novembro Azul, criada inicialmente para conscientizar a respeito do câncer de próstata, vem nos lembrar que os cuidados com a saúde devem ocorrer o ano todo. E cada vez mais homens entram pelos consultórios, buscando prevenção de doenças e longevidade. Mas mesmo assim, as estatísticas nos mostram que os homens ainda são as principais vitimas de doenças cardiovasculares, cirrose e diabetes, para exemplificar algumas.
Quando olhamos para a alimentação, podemos entender alguns motivos que expliquem essas estatísticas. Homens normalmente consomem um excesso de carne vermelha e gorduras, não dispensam uma cerveja ou drinks mais fortes e preferem comidas com temperos mais marcantes. A carne vermelha é um alimento altamente inflamatório, além de contribuir para o aumento das taxas de colesterol, o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas. O ganho de peso e o acumulo de gordura na região abdominal podem estar relacionados ao desenvolvimento de diabetes tipo II. O excesso do consumo de álcool e a ingestão de produtos industrializados influenciam na saúde do fígado. Tudo isso associado ao estresse, só agrava a situação.
O caminho é adotar uma alimentação balanceada, ricas em frutas, legumes e verduras, gorduras “saudáveis”, como abacate e azeite de oliva. Consumir carne vermelha no máximo 3 x na semana e sem excessos. Aumentar a ingestão de peixes, para garantir o aporte de ômega 3, um importante nutriente cardioprotetor e anti-inflamatório. Evitar o consumo do açúcar e usar o sal com moderação. Os homens também devem se atentar ao consumo de água. Quer saber quanto tomar? Calcule 35 ml de água para cada quilo de peso.
Tem dúvida ou precisa de ajuda para organizar sua alimentação? Procure um(a) nutricionista!