Bem-estar das crianças em tempos de pandemia
Por Beatriz Berenchtein
E como fica a saúde das crianças e tempos de pandemia?
Nestes tempos de pandemia tivemos grande modificação das rotinas familiares, sendo as crianças as que mais tiveram impactos. Pararam de ir à escola, de brincar com seus amiguinhos, muitos até de ver seus avós. Festas de aniversário online, conversar com a família pelo vídeo, sentiram os medos dos pais. Além disso, tiveram que aprender várias novas regras para proteção contra a COVID-19. E assim os meses foram passando e ainda estamos com muitas restrições.
É possível continuar enfrentando tudo isso minimizando os impactos a saúde dos pequenos?
Sim……Tenho algumas sugestões para vocês de atividades para fazermos junto com as crianças e tornar estes tempos de pandemia mais prazerosos, leves e saudáveis para todos.
Que tal incluir as crianças nas atividades domésticas, dentro da capacidade de cada uma? Podem ajudar a arrumar a cama, a mesa, lavar louça, levar as roupas para o cesto. Elas também adoram atividades de culinária, ajudando a experimentar novos sabores e a estimular a alimentação saudável.
As atividades ao ar livre também devem ser mantidas, para tomar sol e estimular o exercício físico, que são muito importantes para o crescimento e sono da criança. Se possível em locais abertos e em horário com menor fluxo de pessoas e com devida proteção. Que tal uma volta no quarteirão de bicicleta, um passeio no parque, jogar bola?
Se não for possível sair de casa podemos adaptar um circuito com cadeiras, jogos com bolas de meia, esconde-esconde, caça ao tesouro. As atividades diárias como alimentação e banho também podem ser transformadas em brincadeiras, como contar histórias sobre as comidas, banho colorido com anilina, bolhas de sabão. Resgate sua criança interior e use sua imaginação para propor brincadeiras com as crianças.
As telas são aliadas neste momento, sendo limitadas a alguns momentos no dia e com conteúdo que estimulem a criança, nos salvam nos momentos que precisamos fazer atividades sem elas.
Manter uma rotina diária para as atividades ajudam a criança ter segurança, saber o que vai acontecer em cada momento. À noite, antes de dormir, as luzes podem ser apagadas aos poucos, atividades mais calmas podem ser feitas, mostrando que está chegando a hora de dormir. Um banho e leitura antes de se deitar são ótimas pedidas para uma boa noite de sono.
Acredito também que devemos manter o contato com os amigos e parentes, mesmo que de forma virtual. Conversar com as pessoas que conviviam antes do isolamento social e ajuda a manter alguma forma de socialização.
Para nós adultos, que tal ressignificar o sofrimento e transformar em oportunidade de aprendizado? Talvez repensar as reais prioridades em nossas vidas. Tivemos mais tempo para ficar juntos dos filhos, de vermos as pequenas evoluções que aconteceriam na escola, de ensinar, de cozinhar, de reaprender a brincar com eles. Quem sabe não teremos lembranças felizes destes tempos de pandemia?