Criança na escola e o movimento do aprender, a importância do brincar.
Por Layse Rocha
Atualmente o contexto escolar tem se inserido cada vez mais cedo na rotina das crianças como uma ampliação e complemento do ambiente familiar.
É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia. “Dentro do espaço da Educação Infantil é necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento de acolhimento fazendo-se aliado para o desenvolvimento e aprendizagem, esse elemento é indispensável e o chamamos de ambiente preparado.
Por essa razão o processo de adaptação exige uma parceira entre os familiares e a escola pois pode ou não desencadear sentimentos tanto na criança, quanto nos adultos, Isso é normal. É humano. Pois imagina para um serzinho, que está começando a perceber e experimentar o mundo. O que ele conhecia até então era restrito praticamente ao ambiente doméstico, com as suas regras e rotinas, que foram sendo incorporadas naturalmente ao dia a dia. A escola, os professores e os colegas tornam-se um apoio e é de extrema importância que seja transmitido segurança por parte de todos para que juntos possam acolher e contribuir na formação e desenvolvimento da criança.
É fundamental que os pais passem segurança e que sejam verdadeiros com os filhos, não lhes escondam nada. Eles devem explicar à criança que ela irá para a escola a partir de um determinado dia, onde vai aprender, brincar, fazer novos amigos. Que será acompanhada pela mãe ou pelo pai por um período, mas depois disso ficará com a professora e os colegas.
” Mas final meu filho vai a escola só para brincar? Qual a diferença das brincadeiras da escola e as de casa?”
O conceito de educação, também aparece, no texto legal da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 no art. 29, dizendo que a educação infantil é conceituada como a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
É extremamente importante a educação pelo movimento que vai alem do processo da aprendizagem escolar, preparando o indivíduo para sua própria descoberta no mundo. É através do lúdico que podemos também contribuir para o desenvolvimento físico, intelectual e social. O brincar proporciona comunicação e estimula a criatividade de forma significativa, possibilitando a criança a desenvolver sua autonomia de ação e ampliação da linguagem .
Por fim, é durante a infância que a criança se torna única, singular e aprende a brincar, ao brincar ela pensa, analisa sobre sua realidade , cultura e o meio em que está inserida, criando forma, conceitos , percepções e cada vez mais socializando através das interações e se desenvolvendo integralmente. Por tanto , brincar vai além da ludicidade, é uma forma de educar, construir e preparar a criança durante todo o seu desenvolvimento. O brincar promove nas experiências infantis, conhecer, fazer, conviver e a ser, desenvolvendo a auto-confiança, permitindo que experimentem, inventem e reinventem seu mundo, o transformem e se apropriem dele, são essas vivências que farão muita diferença em sua vida adulta.