Melhores escolhas para 2021
Por Paola Castro Almeida
Quando recebi o convite para falar sobre alimentação nas festas de fim de ano, já me veio a cabeça coisas como: “façam escolhas saudáveis”, “não exagere” ou “beba com moderação”. Por alguns minutos não me lembrei da pandemia e imaginei casas cheias, mesas fartas, crianças correndo com seus novos brinquedos, adultos comemorando encontros. Mas esse ano será diferente. 2020 nos convida a repensar muitas coisas, inclusive nosso direito de celebrar as festas em família. A verdade é que esse ano, essa pandemia, toda essa crise, vem nos falar da nossa própria fragilidade.
Mas o que tudo isso tem a ver com alimentação? Simplesmente tudo! Os estudos mostram que muitas das pessoas que morreram tinham alguma comorbidade associada à covid, ou seja, já eram doentes em algum nível, antes de se infectarem. E muitas dessas doenças poderiam ser prevenidas com hábitos alimentares saudáveis e mudanças no estilo de vida.
Uma alimentação inadequada ao longo da vida nos deixa imunossuprimidos.
É o que você segue como regra que vai te adoecer e abrir portas para a covid ou qualquer outra infecção. Definitivamente não será o que você comer entre o Natal e o réveillon que vão reduzir sua saúde. Mas sim o que você comer entre o Réveillon e o Natal!!!!! Pense nisso!
Então, levando em conta todas as restrições da época em que estamos vivendo, preparei algumas dicas para vocês:
• Coma com consciência, lembrando que o que você coloca pra dentro alimenta todas as suas células. Isso inclui comida, sentimentos e emoções.
• Mesmo longe da família, celebre sua saúde, sua vida, pelo fato de ter chegado até aqui.
• Se compadeça e mande boas energias para as famílias que perderam entes queridos. A gratidão e a compaixão também nutrem nosso corpo, mente e espirito.
• Não se culpe por ter exagerado. Amanhã sempre será um novo dia e você, apesar de tudo, pode começar de novo.
• Coma frutas e legumes. Beba muita água!!!
Planeje como vai se alimentar melhor em 2021. Se precisar de ajuda, me chama!!!